Publicado por: Alex Lobo | 21/03/2013

COMUNIDADES E FAVELAS – MODELO DE PADRÃO SOCIAL

favela-da-rocinhaCidades modernas e planejadas, seguem hoje um padrão de estrutura relativo aos bairros periféricos, que hoje são bairros habitados por população de baixa renda, os chamados “Bairros da Periferia”, onde muitos se localizam a quilômetros dos centros Comerciais e turísticos.

Cidades Antigas como Rio de Janeiro, São Paulo e principalmente Salvador, com seu famoso centro histórico o chamado “Peloirinho”, onde é ocupado por famílias de baixa renda e apresenta em determinadas horas, áreas de risco de criminalidade. No Rio de janeiro muitas favelas dividem cenário com bairros e lugares de acesso turísticos, mas todos são cortados do Cartão Postal.

Essas comunidades, são chamadas pela sociedade seletiva o uso discriminante chamado “Favela”, mas o que poucos sabem, desde a época da Revolução Industrial, devido ao êxodo rural, se tornou ao invés de um problema, uma solução social para o Estado. A solução que o poder público diante o seu poder e responsabilidade social e com previsão Constitucional dentro das Garantias Fundamentais da Pessoa Humana, previsto também pela Convenção Internacional dos Direitos Humanos, a marginalização das periferias é o problema que o Poder Público esta muito distante de se resolver.

Diante a essa União, faz ao longo dos anos nascer um forte laço de afeto, familiar e de solidariedade, através da boa vizinhança e convivência, laços e sentimentos que raramente se acham Conjuntos e Residenciais de Classe Média Alta.

Favela na China

Favela na China

Favela em Portugal

Favela em Portugal

Favela Japonesa

Favela Japonesa

Favela na Indonésia

Favela na Indonésia


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: