Publicado por: Alex Lobo | 19/04/2012

ACIDENTE DE TRABALHO – FALHA HUMANA

Sob o ponto de vista prevencionista, causa de acidente é qualquer fato que, se removido a tempo, teria evitado o acidente. Os acidentes são evitáveis, não surgem por acaso, e, portanto, passíveis de prevenção. Sabemos que os acidentes ocorrem por falha humana ou por fatores ambientais. A Falha Humana, também chamada de Ato Inseguro, é definida como sendo aquela que decorre da execução de tarefas de forma contrária às normas de segurança. São os fatores pessoais que contribuem para a ocorrência de acidentes. É toda a ação, consciente ou não, capaz de provocar algum dano ao trabalhador, aos companheiros de trabalho ou às máquinas, aos materiais e equipamentos.
Os processos educativos, a repetição das inspeções, as campanhas e outros recursos se prestarão a reduzir sensivelmente a ocorrência de tais falhas, que podem ocorrer em virtude de:
• inadequação entre o homem e a função;
• desconhecimento dos riscos da função e/ou da forma para evitá-Ios;
• desajustamento, motivado por:

-seleção ineficaz;
-falhas de treinamento;
-problemas de relacionamento com a chefia ou companheiros;
-política salarial e promocional imprópria;
-clima de insegurança quanto à manutenção do emprego;
-diversas características de personalidade.

Nota-se, portanto, a necessidade de analisar conscientemente um acidente, levantando todas as causas possíveis, uma vez que a falha humana pode ser provocada por circunstâncias que fogem do alcance do empregado e poderiam ser evitadas. Tais circunstâncias poderiam inclusive não apontar o homem como o maior causador dos acidentes.
No Brasil as maiores catástrofes já existente, carrega um grade respeito os Acidentes Aéreos, onde se demonstra uma estrutura mais complexa e de difícil identificação na causa do acidente, podendo ser desde a falha de sistema de informação nas torres de comando até por condições Climáticas. Mas infelizmente no Brasil, onde a competência e a segurança, depende do sucesso de uma empresa, sendo, no entanto, em algumas vezes as investigações são direcionadas para as falhas humanas, uma maneira de isentar a empresa de uma Responsabilidade Civil.

A segurança e a prevenção são elementos essenciais e indispensáveis para a segurança no trabalho, levando em conta, até mesmo no excesso de confiança, onde deve ser respeitado limites por menor que seja o seu risco!

ACIDENTE EM CHERNOBYLL

ACIDENTE EM FLIXBOROUGH

ACIDENTE EM TRHEE

ACIDENTE EM PIPER

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias